quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O que é o programa BH digita!

BH DIGITAL

Criado em 2005 pela Prefeitura de Belo Horizonte, o BH Digital é um trabalho inspirado no programa de inclusão digital do Governo Federal que é a inserção dos cidadãos no mundo tecnológico ou digital. Trata-se de uma iniciativa inédita no País.
O BH Digital tem como objetivo a implantação de espaços públicos e gratuitos para assegurar a inclusão digital dos cidadãos de Belo Horizonte. Nele, a tecnologia digital é utilizada intensamente para ampliar a cidadania, garantindo a inserção de comunidades no mundo digital, contribuindo, assim, para o fortalecimento e desenvolvimento social.
O projeto tem diversos parceiros de âmbitos: estaduais, municipais e do governo.
O BH Digital está dividido em grandes ações:
1- Telecentros e Postos de Internet Municipal (PIM´s): Os telecentros são espaços públicos e gratuitos de inclusão digital. Possuem de 10 a 20 microcomputadores conectados à internet banda larga. Neles são oferecidos cursos profissionalizantes de informática básica, oficinas especiais e acesso à internet. Os Telecentros funcionam por meio de parcerias: a Prefeitura é responsável pelos equipamentos, estrutura e manutenção, e a comunidade por oferecer o espaço e pessoal para realizar o trabalho. Os PIM´s possuem de três a quatro microcomputadores disponíveis para acesso gratuito à internet. São implantados nos órgãos públicos da Prefeitura, como bibliotecas, Núcleos de Apoio à Família (NAF´s), núcleos do programa BH Cidadania, no Centro de Cultura de Belo Horizonte e também em ONG´s, entre outros. Para livre acesso da comunidade a internet.
2- Unidade móvel:
A Unidade Móvel da Prefeitura é estruturada em uma carreta equipada com duas salas de aula: cada uma com sete microcomputadores interligados e conectados à Internet, além de duas televisões. A carreta, que circula nos bairros de Belo Horizonte, oferece cursos de informática básica e disponibiliza o acesso à Internet para as pessoas da comunidade local.
3- CRC - Centro de Recondicionamento de Computadores O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), de Belo Horizonte é o quarto do País e o primeiro de Minas Gerais, cujo objetivo é recondicionar mensalmente cerca de mil computadores, além de peças e equipamentos de informática doados à Amas por órgãos públicos e parceiros da iniciativa privada. O trabalho é realizado por cerca de 130 jovens em situação de vulnerabilidade atendidos pelos programas sociais da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, que participam de cursos baseados na tecnologia da informação e comunicação. Os cursos oferecidos no espaço são o de instalação de software Linux, o de Tecnologia da Informação e o curso de filmagem e edição de vídeos, ministrado pela equipe da Conecta BH. Os computadores recondicionados são destinados a telecentros, bibliotecas públicas, escolas e outros pontos de inclusão digital em todo o estado.
4- Cursos: Cursos de Formação
São diversos cursos de curta duração oferecidos pelo BH DIGITAL são as oficinas de formação de gestores e pela capacitação de jovens aprendizes. Oficina de Formação de Gestores - os gestores dos Telecentros e PIM’s passam por oficinas nas quais têm acesso às disciplinas de ética, atendimento, didática e metodologia, assim como de Linux, Libertas e suas ferramentas. Exemplo de curso oferecido: Capacitação de Jovens Aprendizes - esse projeto tem o objetivo de capacitar jovens para que eles possam atuar nas Escolas Integradas de Belo Horizonte. Eles atendem às demandas de serviços técnicos de informática das escolas e ensinam os alunos a utilizarem o computador como ferramenta de pesquisa, reforço escolar e lazer. ( Agentes de Informática)
5- Conecta BH: É um site administrado pela prodabel onde é possível visualizar todos os trabalho exercidos pelo BH DIGITAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário